Moradores solicitam limpeza de calçada da Rua Nova Brasília - São Gonçalo Agora

Moradores solicitam limpeza de calçada da Rua Nova Brasília

Moradores da Rua nova Brasília, situada aos fundos da empresa de charutos Menendez Amerino e Cia, em São Gonçalo dos Campos, estão inconformados com as péssimas condições em que se encontra a referida rua.

De acordo com um morador, “há mais de um ano o mato tomou conta da calçada e o cenário é de inteiro abandono. Não sabemos se também é de sua responsabilidade a limpeza, mas melhoraria a imagem da empresa. Porém sua direção não pensa dessa forma, essa iniciativa faria um grande bem em prol de si própria e dos moradores da rua”.

A livre circulação de pessoas é garantida por legislações federal, estadual e municipal. E, para que essa locomoção ocorra de forma segura, é necessário garantir o cumprimento não apenas das normas de trânsito, mas também daquelas relacionadas ao fluxo de pedestres.

As calçadas, que chamamos formalmente de passeios destinados ao uso público, têm uma única função: possibilitar que os cidadãos possam ir e vir com liberdade, autonomia e, principalmente, segurança. Uma cidade que privilegia a acessibilidade de circulação, garante um direito previsto pela Constituição brasileira. Manter a calçada conservada e um dever de todos nós, população e poderes públicos. A manutenção das calçadas é uma responsabilidade do proprietário ou responsável pelo imóvel lindeiro a ela. Isso abrange você, munícipe, entidades privadas (comércios, condomínios entre outros) e organismos governamentais.

A Prefeitura, por exemplo, deve reformar os passeios das edificações públicas municipais, adequar as calçadas das vias estruturais (que são as grandes vias de tráfego intenso e que foram determinadas no Plano Diretor.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo