Moradores da zona rural de São Gonçalo enfrentam problemas no fornecimento de água - São Gonçalo Agora

Moradores da zona rural de São Gonçalo enfrentam problemas no fornecimento de água

A reportagem do portal de notícias São Gonçalo Agora vem recebendo inúmeras denúncias de problemas envolvendo fornecimento de água em comunidades rurais de São Gonçalo dos Campos. Na fazendo Boa Esperança, região do Xavante, os moradores vêm sofrendo há meses com a deficiência no fornecimento que é de responsabilidade da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A).

Na localidade existe uma “transmissão” na rede, de fácil acesso, e que moradores a desligam para que a água fique somente na parte mais baixa da comunidade, desassistindo os moradores da parte mais alta. De acordo com informações extraoficiais, a Embasa local, está providenciando a readequação no sistema e seu fornecimento normal de água. Nesta segunda-feira (09) o órgão abasteceu os reservatórios de casas e fazendas. A Prefeitura Municipal fez o mesmo com uma escola da localidade.

Na entrada da Ilha de São Gonçalo moradores informaram que para ter água precisam pegar em uma fazenda na comunidade e solicitam rede de água encanada.

Em Santana do Itaquari, a falta de bom senso está gerando um grande problema na comunidade. O fornecimento de água é de responsabilidade da prefeitura municipal e é realizado através de uma Caixa D'Água. O problema é que, segundo informações, certos moradores fizeram “gatos” diretos da caixa para as suas casas e até enchem tanques que servem como bebedouros para animais, resultando no rápido esvaziamento do reservatório e consequentemente interrupção no fornecimento.

Revoltados por causa das denúncias feitas pelos moradores prejudicados, segundo uma moradora, de forma criminal, o cano que abastece a caixa foi quebrado e toda a comunidade ficou sem água na última sexta-feira (06). Até o momento não sabemos se o problema persiste.

Próximo a Santana, na localidade conhecida como Bom Jardim, moradores relataram na manhã desta segunda-feira (09) que há 7 meses a Caixa D'Água que abastece as casas dos moradores está sem tampa e a água encontra-se suja e imprópria para o consumo. Ainda segundo a moradora, que fez questão de encher uma garrafa com a mesma água que é fornecida, disse que não lembra a última vez que o reservatório foi limpo, estão precisando comprar água mineral para beber e cozinhar e reivindica providências da secretaria municipal responsável.

Na localidade da Tapera, também zona rural de São Gonçalo, segundo os moradores, há cerca de um mês a água fornecida pela Embasa só chega as casas dos moradores a partir da 22 h até as 23 h. Ainda segundo informações, mesmo chegando, a água não é suficiente para o uso. Neste último fim de semana a informação é que a localidade estava sem o fornecimento de água. Até o fechamento desta matéria não tivemos mais atualizações sobre o problema.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo