residencial Vereador Joca e Prefeitura Municipal levam projeto Mova-Brasil ao Murilo Leite - São Gonçalo Agora

Vereador Joca e Prefeitura Municipal levam projeto Mova-Brasil ao Murilo Leite

O Vereador Joca (PSD) com o apoio da Prefeitura Municipal trouxe para São Gonçalo dos Campos o projeto Mova-Brasil, criado há pelo menos 24 anos em São Paulo.

O Brasil tem mais de 14 milhões de analfabetos, quase 10% da população brasileira. O MOVA, Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, foi criado pelo educador Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Vereador Joca
O MOVA-Brasil tem como finalidade promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda. Isso garante aos educandos, educandas e às comunidades a oportunidade de reconstruir seu destino e de conquistar o direito à cidadania plena e participativa.

O educador Paulo Freire ganhou notoriedade na década de 60, quando alfabetizou 30 cortadores de cana em apenas 45 dias, na cidade de Angicos, interior do Rio Grande do Norte. O feito abriu caminhos para o reconhecimento de uma nova maneira de ensinar a ler e a escrever, dentre outras atividades.

Hoje, o Mova Brasil atua em mais de dez estados. Desde 2003, o projeto já alfabetizou mais de 172 mil brasileiros. O Nordeste serviu de berço para o pensamento de Paulo Freire e uma das milhares de salas de aula do movimento fica no município de São Gonçalo, na escola Nini Dessa, no bairro Murilo Leite.

Saiba  mais sobre a vinda do projeto ouvindo a entrevista do vereador no link abaixo.




São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo