residencial Sábado é marcado por dia D da vacinação contra a gripe em São Gonçalo - São Gonçalo Agora

Sábado é marcado por dia D da vacinação contra a gripe em São Gonçalo

Este sábado (9) é o "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Em São Gonçalo dos Campos, a Secretaria Municipal da Saúde transformou as onze Unidades de Saúde da Família em postos de imunização, e estarão funcionando das 8h às 17h em todos os dias da campanha.

O público alvo são idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.

Campanha
A 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, começou na segunda-feira (4), em todo o país. A população a ser imunizada no estado é estimada em cerca de 6,5 milhões de pessoas. Em São Gonçalo a estimativa é de 6.725 pessoas.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves e até mesmo a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A principal forma de prevenção é a vacinação.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo