residencial Grupo Boticário comemora um ano do CD em São Gonçalo - São Gonçalo Agora

Grupo Boticário comemora um ano do CD em São Gonçalo

O CD do Grupo Boticário na Bahia completa, neste mês de abril, seu primeiro ano de operação. Localizado em São Gonçalo dos Campos, o empreendimento tem movimentado não apenas os produtos das unidades de negócio: leva também desenvolvimento econômico e social à região.

Um dos diferenciais do CD do Grupo Boticário é a tecnologia ponta, que o torna uma referência em eficiência e inovação. A estrutura é totalmente automatizada, com capacidade para expedir até 1.800 caixas de produtos por hora e separar 72 mil no mesmo período. Além disso, o empreendimento conta com um espaço para estocagem de 17 mil pallets – um armazenamento verticalizado, com ganho em espaço, segurança e custo.

A combinação de alta tecnologia com uma equipe engajada já trouxe grandes resultados, apesar dos desafios naturais no início de uma operação. De abril a dezembro de 2014, foram movimentadas 38 milhões de peças, e o recorde foi de 800 mil peças expedidas num único dia. A estrutura atende 14 Estados das regiões Norte e Nordeste do País, com destaque para Bahia, Ceará e Pernambuco. 

Foto de Edilson Produções (site São Gonçalo Agora)

CD sustentável
A sustentabilidade é outro destaque do CD e também da fábrica em Camaçari (BA), que segue os princípios Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), uma das certificações mais importantes do segmento. Conheça algumas especificidades desses projetos:

- Utilizam telhados brancos que reduzem em até 20% a temperatura interna do espaço e a necessidade de acionamento do ar-condicionado;

- Iluminação natural, o que dispensa as lâmpadas durante o dia;

- Aproveitamento de água da chuva nas descargas de vasos e mictórios;

- Torneiras com arejadores que consomem 10 litros de água/minuto, enquanto as torneiras comuns usam 25 litros/minuto;

- Reserva de cerca de 10% das vagas de estacionamento para veículos “eficientes” e para motoristas praticantes da carona solidária;

- Bicicletário e oferta de transporte fretado.

- Mais de 75% dos resíduos durante a construção foram enviados para reciclagem.

Foto de Edilson Produções  - 10/04/2014 (site São Gonçalo Agora)
Em São Gonçalo dos Campos, as operações tiveram início no dia 10 de abril de 2014. Na manhã deste dia, aproximadamente 80 pessoas participaram de uma visita especial no CD. Entre os convidados estavam o governador e o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, Jaques Wagner e James Silva Santos Correia, respectivamente, e o prefeito do Município de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardozo, entre outras autoridades, representantes de federações, associações e entidades de classe, parceiros das obras e colaboradores do Grupo Boticário, além da  imprensa local.

Foto de Edilson Produções (site São Gonçalo Agora)
Parte dos convidados participou de uma visita guiada em que o presidente executivo do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, e o diretor executivo de Operações da empresa, Giuseppe Musella, apresentaram as modernas instalações do CD, equipado com tecnologia de ponta que inclui um transelevador e linha picking by light capaz de expedir 1.800 caixas de produtos e separar 42 mil peças por hora. “Um centro de distribuição dessa magnitude, com a tecnologia que nele foi aplicada, coloca a Bahia e São Gonçalo dos Campos no topo mundial da indústria de separação e distribuição do setor de cosméticos e perfumaria”, destacou o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.

Foto de Edilson Produções (site São Gonçalo Agora)
Com investimentos de R$ 155 milhões e planejado para atender a demanda de armazenamento e escoamento dos produtos para as regiões Norte e Nordeste, o CD vai operar inicialmente em dois turnos e já emprega diretamente 129 pessoas. O governador da Bahia, Jaques Wagner, destacou a importância do empreendimento para o Estado e a comunidade local. “É motivo de orgulho para a Bahia receber uma empresa como o Grupo Boticário, que começou em uma pequena farmácia de manipulação na década de 70 no Paraná e hoje é a maior rede de franquias do mundo em perfumaria. Além de gerar empregos e movimentar a economia, a partir de agora os baianos vão ficar mais felizes e belos”, disse o governador da Bahia. Todo o projeto arquitetônico do espaço levou em consideração critérios internacionais de sustentabilidade em busca da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) que prevê o reuso de água, paisagismo eficiente, telhados brancos para maior conforto térmico interno, vagas de estacionamento direcionadas a veículos “verdes” e a praticantes da carona solidária, oferta de transporte fretado e bicicletário, contratação de fornecedores distantes a um raio máximo de 800 quilômetros, entre outros.

Assim como faz em outras regiões onde está fisicamente presente com escritórios ou estruturas operacionais, o Grupo Boticário também vem promovendo iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico e social na Bahia. Em parceria com o SENAI-BA, e com o apoio do BNDES, desde 2013 a organização promove cursos de formação profissional para a comunidade. Só em São Gonçalo dos Campos, 160 pessoas já concluíram a modalidade e outra turma com 51 alunos está prevista para terminar o curso até junho deste ano. Outra iniciativa de destaque e envolvimento com a população local foi a ação de revitalização da Praça da Matriz, a principal do município do Recôncavo Baiano onde está instalado o novo CD. Em fevereiro deste ano a empresa mobilizou os moradores da cidade para uma ação de embelezamento do espaço público, por meio da responsabilidade compartilhada.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo