residencial População reclama de barulhos insuportáveis das motocicletas - São Gonçalo Agora

População reclama de barulhos insuportáveis das motocicletas

Recebemos nos últimos 20 dias cerca de 17 reclamações via emails e mensagens no Facebook direcionadas a este mesmo problema. De acordo as reclamações, existem inúmeras motocicletas com as descargas alteradas na cidade tocando o terror.

Segundo o reclamante "Danilo P.", aos finais de semanas são mais constantes essas infrações por esses pilotos. Com as descargas "berradas", eles rodam pelas madrugadas infernizando as vidas das pessoas.

“Vivo chateado com essa situação. O que me incomoda não é a moto comum, mas essas sem o miolo do escapamento. Nós, desta idade, estamos cansados. Minha esposa é doente e esse barulho não nos deixa dormir, nem durante o dia, nem à noite. Essa situação atrapalha os idosos, doentes acamados, estudantes, as pessoas que trabalham o dia inteiro e não conseguem descansar”, lamenta Danilo.

O morador diz que as autoridades precisam tomar providências quanto ao assunto. “Aprendi muita coisa na vida, especialmente a pensar nos outros, e fico triste com este desrespeito. São Gonçalo é uma cidade em desenvolvimento, às vezes nem quero acreditar que em um centro tão pequeno com este existam tantos irresponsáveis assim".

De acordo com um reclamante que preferiu o anonimato, onde ele mora, na Rua Maria Barbosa Magalhães no loteamento Murilo Leite, a situação é crítica. “Por lá, toda noite passam dois motociclistas que aterrorizam a rua com essas descargas. Eles passam em arrancada, fazendo muito barulho”.

O morador contou ainda que os motociclistas barulhentos não escolhem a hora para perturbar e são sempre os mesmos. “Não é muita gente não, é fácil da polícia identificar durante as fiscalizações”, garante.

Punição

Quem retira o miolo do abafador de barulho presente no interior do escapamento para que o motor fique ruidoso pode ser punido. A irregularidade é fiscalizada pelos policiais militares que circulam pela cidade. De acordo com o artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito, esta grave infração é passiva de multa. Especificações: Com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante; Para veículos com descarga livre de ruído de escapamento sem miolo, com alteração do sistema origina.

Além da multa, o motorista é enquadrado em penalidade grave e perde cinco pontos na carteira de habilitação. A irregularidade precisa ser sanada no local, caso isso não aconteça, o documento do veículo é recolhido, enviado à Ciretran e o dono só pode tê-lo de volta após resolver o problema e ser aprovado por vistoria.

Neste vídeo um condutor passa pela Praça da Matriz com a trazeira da moto completamente às escuras.



Neste vídeo o condutor de uma motocicleta passa com a descarga do veículo alterada "berrada".



São Gonçalo Agora Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo