residencial Lira Musical Sangonçalense comemora 114 anos nesta quinta (19) - São Gonçalo Agora

Lira Musical Sangonçalense comemora 114 anos nesta quinta (19)

Sociedade Lira Musical Sangonçalense (Foto de Edilson Produções)
São Gonçalo dos Campos estará em festa nesta quinta-feira 19 de março de 2015. Os motivos são os 114 anos de existência da Sociedade Lira Musical Sangonçalense.

Fundada em 19 de março de 1901 por Hanibal Pedreira, José Menezes de Lacerda e João Aurestio Torres, a Sociedade Philarmônica Lyra Sangonçalense como era chamada na época, vem resistindo há todos esses anos e continua sendo um grande orgulho para o município.

Como marco de sua história, a Lira guarda até hoje uma peça de arte em bronze, com o símbolo da agremiação, doado por Geraldo Dennemann em 17 de março 1907. Para a época este símbolo era visto como algo de muito valor, além da bandeira da entidade.

Seu primeiro regente, o grande Maestro Manuel Tranquilo Bastos, regeu de forma tão brilhante a Lira Sangonçalense, que teve a honrosa oportunidade de desfilar no Centenário da Independência do Brasil, em Salvador, com uniforme de gala, realizando concertos em praça pública, com efetivo de 45 músicos, ao som dos aplausos de milhares de pessoas, por ser a banda de maior destaque no grandioso dia.

Outro fato importantíssimo para a nossa Filarmônica Lira Sangonçalense, foi ter vencido o 3º Grande Concurso Baiano de Bandas de Música do Interior, o concurso “Salve a Retreta” em 1963, assim como participado do 1º Festival de Músicas Civis – MOBRAL-BAHIA em Pojuca, no ano de 1976, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Festival de Filarmônicas do Interior, realizado pela SETRABES, nos anos de 1976 a 1979, e 1982 no qual obteve duas menções honrosas, além de muitas outras honrosas participações em diversos concursos e festivais.

A Lira Sangonçalense sempre esteve presente em todas as festividades cívicas, religiosas e de tradição como festas de Reis, Lavagens do município, sendo que nos festejos religiosos realizava retretas.
Seus maiores regentes do passado foram Manoel Tranquilo Bastos, já citado, Antenor Bastos, Antonio Joaquim Leal, Antonio Marino Sobral, Aloísio Pimenta, João do Espírito Santo e Carlos Teixeira, Antonio Bitencourt, sendo o atual regente João Nilo Dias da Silva. O atual Presidente da Filarmônica é Rodrigo Daltro Gavaza, e o vice Gilson Ferreira Cazumba.

Hoje a Lira Musical Sangonçalense está situada em sua sede própria à Rua Dr. Almeida, onde funciona também o seu aprendizado musical, de onde saíram vários componentes do seu corpo musical para integrar as bandas das corporações militares da Polícia Militar do Estado da Bahia, Exército, Marinha e Aeronáutica.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo