residencial Insegurança aumenta a cada dia em São Gonçalo dos Campos - São Gonçalo Agora

Insegurança aumenta a cada dia em São Gonçalo dos Campos

A falta de segurança no município de São Gonçalo dos Campos, a 17 km de Feira de Santana, continua muito distante de sua solução. O município está com a Delegacia de Polícia Militar interditada há mais de 5 anos, e em seu prédio funcionam apenas o alojamento dos policiais e uma sala para funções administrativas. Com mínimo efetivo policial, a cidade, atravessa hoje uma de suas piores fases comparando-se aos últimos 10 anos. A polícia civil desenvolve seus trabalhos em uma casa alugada no centro da cidade. Todos os presos são encaminhados para Feira de Santana.

Delegacia de Polícia Militar de São Gonçalo
No ano passado (2014) até houve uma significativa redução no índice de homicídios na cidade. Ao todo foram 9 segundo balanço da Polícia Militar, sob o comando do Tenente PM Laerte, comandante do BPM/SG. Desses nove, três foram decorrentes de intervenção policial (auto de resistência).

Neste ano de 2015, há exatos 2 meses e 19 dias, já foram registrados 7 homicídios e inúmeros casos de arrombamentos, assaltos, roubos e tentativas de homicídios.

Na noite dessa quarta (18) e madrugada de quinta-feira (19/03), dezenas de pessoas da localidade de Ilha, na BR-101, tiveram seus aparelhos celulares e outros pertences roubados por bandidos que utilizavam moto e carro. Um ônibus que transporta trabalhadores da empresa Sapelba, na BR-101, foi interceptado pelos elementos e todos os ocupantes foram saqueados. Uma casa localizada nas proximidades da mesma BR também foi invadida e roubada.

Existem informações seguras, de que um motorista morador do município de Conceição da Feira, foi abordado no trevo de acesso a BR-101 na saída da cidade. Segundo o motorista, quando freou o veículo para entrar na rodovia, três elementos saíram de um matagal com armas em punho e o agrediram com coronhadas. Enquanto isto acontecia, dois dos três elementos esvaziaram toda a mercadoria existente no veículo do motorista.

Sobre a esperança de aumento no efetivo policial militar de São Gonçalo, por enquanto só em sonho. Vejam só. De acordo com uma publicação da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia, "a segurança dos baianos vai ser reforçada por mais 2 mil praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, aprovados no concurso público realizado em 2012, como havia sido anunciado pelo Governador Rui Costa. O edital de convocação para entrega de documentos e realização de exames foi publicado no diário oficial do último sábado (14/03)".

Agora saibam os motivos pelos quais os sangonçalenses devem permanecer sonhando. "Do total, 871 praças vão atuar em salvador. O restante vai ser distribuído para Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Rui reafirmou o esforço para ampliar e qualificar o quadro de profissionais da área de segurança como parte das ações do Programa Pacto Pela Vida".

Além de se tratar de um número extremamente baixo para solucionar o problema de segurança dos baianos, apenas 6 das 417 cidades do estado serão razoavelmente contempladas.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo