residencial Estacionamento seguro e privilégiado é em cima da Praça! - São Gonçalo Agora

Estacionamento seguro e privilégiado é em cima da Praça!

Já parou pra pensar se todos os proprietários, em busca de um lugar tranquilo e especial para estacionar seu veículo tivessem a ideia de estacioná-lo numa calçada ou em cima da praça? Pois é, em São Gonçalo dos Campos algumas pessoas tiveram essa ideia!

Na Praça Juca Pedreira, próxima a Praça da Bandeira, este tipo de "privilégio" é bastante comum.

De acordo com o artigo 181, inciso VIII, "no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção do veículo".

Estacionar o veículo sobre a calçada é colocar o pedestre em risco. Quando o motorista para o veículo no passeio ou na calçada, quem está a pé, especialmente o deficiente físico é obrigado a trafegar pela rua, aumentando os riscos de atropelamento. Além de desrespeitar o direito de ir e vir do pedestre, quem estaciona na calçada, ao lado ou sobre canteiros centrais, em ilhas, refúgios, ou ainda sobre divisores de pistas, gramado ou jardim público, tem por obrigação da Lei, ser multado.

A penalidade é grave, o que corresponde a perda de 5 (cinco) pontos na carteira de habilitação. O veículo ainda poderá ser apreendido.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo