residencial Vacinação contra Pólio e Sarampo se intensifica neste sábado (22) - São Gonçalo Agora

Vacinação contra Pólio e Sarampo se intensifica neste sábado (22)

Este sábado será o dia “D” contra a Poliomielite e Sarampo, obedecendo ao Calendário Nacional de Vacinação 2014, contra as doenças, em São Gonçalo dos Campos.

Os pais e responsáveis devem levar as crianças em qualquer das 11 Unidades de Saúde da Família (USF) deste município, nos horários entre 8:00 e 17:00 horas. Vale salientar que, o dia “D” em São Gonçalo será neste sábado (22), mas as vacinações já estão ocorrendo em todo o País desde o início de novembro.

Das 965.456 crianças que estão na faixa de idade de vacinação na Bahia, somente 190.798 tinham sido imunizadas até o dia 11 deste mês.

A poliomielite é uma doença infecciosa causada por vírus, que causa paralisia dos membros inferiores, podendo atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte.

A única medida de prevenção eficaz é a vacinação. Apesar do Brasil estar livre do poliovírus há 25 anos, a vacinação é necessária para que não haja reintrodução da doença no território nacional, até a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso.

Para São Gonçalo, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, é que 2.281 crianças sejam vacinadas contra a poliomielite, sendo que 2.061 delas também recebam a vacina contra o sarampo. A intenção é imunizar todo o público alvo, que são crianças de 6 meses a 5 anos, até o dia 28 de novembro. Além do sarampo, as crianças de 1 a 5 anos também serão imunizadas contra caxumba e rubéola. A apresentação do Cartão de Vacinação da criança é indispensável.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo