residencial Dom Giovanni D’Aniello visitará Arquidiocese de Feira de Santana - São Gonçalo Agora

Dom Giovanni D’Aniello visitará Arquidiocese de Feira de Santana

Dom Giovanni d'Aniello nasceu em Aversa, 5 de janeiro de 1955, é um arcebispo católico italiano e atual núncio apostólico no Brasil.

Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.

Foi nomeado núncio apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

No dia 10 de fevereiro de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou núncio apostólico no Brasil.

Um núncio apostólico ou núncio papal é um representante diplomático permanente da Santa Sé - não do Estado da Cidade do Vaticano - que exerce o posto de embaixador. Representa a Santa Sé perante os Estados (e perante algumas organizações internacionais) e perante a Igreja local. Costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo. Normalmente reside na nunciatura apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada.

Nos casos em que não existam relações diplomáticas com as autoridades de um Estado, o representante da Santa Sé perante a Igreja local recebe o nome de delegado apostólico. Nestes casos, normalmente o delegado apostólico não possui nenhum estatuto ou privilégio diplomático. Em muitos países o núncio papal tem precedência protocolar sobre o resto dos embaixadores: é o decano do corpo diplomático.

Confira abaixo a programação.

Dia 21 de novembro

17:30 hs – Recepção no Seminário Sant’Ana Mestra - diretores e seminaristas dos seminários da Província Eclesiástica. Janta

19:30 hs – Missa na Igreja Cristo Redentor – Jomafa.

Dia 22 de novembro

08 hs – Coletiva com a imprensa - Sala de Comunicação – Centro Paroquial Santana.

09 hs - Visita à Faculdade Católica e aos seminários das Dioceses: Feira de Santana, Barra, Irecê, Serrinha, Paulo Afonso, Juazeiro e Rui Barbosa. Visita às Irmãs Clarissas e ao mosteiro, em construção, o primeiro no Estado da Bahia.

10:30 hs - Encontro com bispos, padres, diáconos e seminaristas.

11:45 hs - Reunião com os bispos da Província Eclesiástica.

12:30 hs - Almoço no Seminário Sant’Ana Mestra com Bispos, Padres, Diáconos e Seminaristas.

16:00 hs - Missa de ação de graças pelos trinta anos de Episcopado de dom Itamar Vian e pelos dez anos da Faculdade Católica e Seminário Maior Santana Mestra, na igreja Santo Antônio – Capuchinhos.

19:00 hs - Jantar, no Colégio Padre Ovídio

Dia 23 de novembro

07:00 hs - Missa na Catedral Metropolitana Senhora Sant’Ana - Abertura do Ano dedicado à Vida Consagrada.

08:30 hs – Café - residência do Arcebispo dom Itamar Vian

09:30 hs – Palestra para casais e jovens no auditório do Colégio Padre Ovídio 11:30 hs – Almoço no Seminário Sant”Ana Mestra – Despedida


São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo