residencial Bandas e Fanfarras: Campeonato começa 14 de setembro - São Gonçalo Agora

Bandas e Fanfarras: Campeonato começa 14 de setembro

Começa dia 14 de setembro mais um campeonato baiano de bandas e fanfarras promovido pela AFAB (Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia). O campeonato é dividido entre etapas em cidades diferentes e as melhores pontuadas serão classificadas para a final. São muitos itens a serem julgados – Baliza, Ginasta, Regente, Mór, Pelotão Coreográfico, Pelotão Cívico e Cartel.

Este ano, as etapas serão em: Dias D'ávila 14/09, Cruz das Almas, 21/09, Mata de São João 12/10, Camaçari 29/10, Ibirataia 15/11, Simões Filho 16/11. A grande final ainda está sem local e horário definidos. O campeonato é divido por níveis.

Veja a lista das atuais campeãs:

Recurso com Evolução: FANAUSF - Simões Filho
Musical com Recurso: FANCENI - Nova Ibiá
Divisão Especial: FANESC - Camaçari
Divisão Especial com Evoluções: IMPACTO - Salvador (Como regente o Sangonçalense Mateus Moraes)
Banda Marcial: BAMUCA - Camaçari.
As bandas de São Gonçalo participaram do campeonato da AFAB nos anos 90, quando a FANFESG (Banda da Escola Polivalente) participou de algumas finais tendo o melhor resultado o vice-campeonato. Depois disso apenas participações nos grupos iniciantes com a FANCALP (Banda da Escola Agripina) em 2008, mas por outra associação.

Um grande evento preparatório é o desfile de 7 de Setembro, onde as bandas fazem os ajustes finais e desfilam em alto nível para poder começar o campeonato com o pé direito.Mais informações e lista de todas participantes no site: http://afab-ba.com.br/
As bandas e fanfarras levam o nome das cidades para todo o estado, além de inicializar crianças e adolescentes na área da música através de seus instrumentos e tudo o que a envolve. São Gonçalo até hoje colhe bons frutos dessa brilhante experiência nas escolas, como por exemplo, com jovens da geração dos anos 90. Além de se tornarem pessoas de bem, alguns continuaram na música, trabalham, e vivem dela. Como exemplo, temos o próprio Mateus, que hoje é regente formado e faz pós-graduação na área, Fernando Nascimento, conhecido como Rato, Rafael Garcês, conhecido como Rafa, Anderson Aquino, conhecido como Fão, Uilson Gomes, e outros.

Diante de bons exemplos, porque não investir, e sem interesses próprios, nas atividades de música nas escolas?

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Informações Regente Mateus
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo