residencial Parabéns São Gonçalo dos Campos pelos seus 130 anos - São Gonçalo Agora

Parabéns São Gonçalo dos Campos pelos seus 130 anos

Títulos e Medalhas foram entregues a 24 personalidades na manhã desta segunda-feira (28/07), quando o município de São Gonçalo dos Campos comemora seus 130 anos de emancipação política. A solenidade teve início às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores, em seu salão nobre.

Parabéns São Gonçalo pelos seus 130 anos
Foto Edilson Produções
São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população é de 36.641 habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS.

Considerada a cidade Jardim, pois antigamente os enfermos de tuberculose iam até a São Gonçalo, pois seu clima era considerado propício ao tratamento. É banhado pelo Rio Jacuípe e possui uma vegetação e um ambiente extremamente bucólico.

História
Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos.

O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 Retomou a denominação atual.

A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25.06.1895.

Economia
O município de São Gonçalo dos Campos é banhada pela Região Industrial do Recôncavo Baiano; o Centro Industrial do Subaé que está localizado entre o Sul de Feira de Santana e o Norte de São Gonçalo dos Campos é o terceiro maior Centro Industrial da Bahia perdendo apenas para o Polo Petroquímico de Camaçari e para o Centro Industrial de Aratu , o CIS é o maior centro industrial da Região Metropolitana de Feira de Santana .

Outras fontes de renda de grande importância para o município são a Fumicultura , a Avicultura , a Agricultura em geral e a Pecuária. São Gonçalo dos Campos por estar localizada na região da Mata Fina possui o clima e o solo ideal para o plantio do fumo, está é a principal região fumageira do estado da Bahia e engloba vários municípios do Recôncavo Baiano entre São Gonçalo dos Campos e Cruz das Almas . É em São Gonçalo dos Campos que está instalada a Menendez & Amerino, maior fabricante de charutos do Brasil detendo 70% do mercado nacional. Atualmente a renda do município também está voltada diretamente a avicultura tornando-se um novo polo regional com a JBS S/A e a Gujão Alimentos.

O município de São Gonçalo dos Campos faz parte do Polo Avícola da Bahia que engloba vários municípios da Região do Recôncavo Baiano em que se destaca a cidade vizinha Conceição da Feira que é considerada a Capital do Frango.

São Gonçalo dos Campos é a cidade em que se localiza a única indústria de tintas automotivas do nordeste a Alquimia Tintas (Ultracolor), além do Centro de Distribuição do Grupo Boticário com investimentos de R$ 155 milhões de reais, já em pleno funcionamento com cerca de 150 empregos diretos o que ajuda a dinamizar ainda mais a economia do município.

Turismo
Possui como principais pontos turísticos a Igreja de mais de 300 anos, a fonte denominada Fonte da Gameleira sendo que a área ao entorno possui pequenos trechos preservados da Mata Atlântica , a fabrica Cubana de charutos artesanais Menendez & Amerino que se destaca por ser uma das maiores fabricas de charuto do Brasil, os belos jardins que a fizeram ser conhecida como a cidade jardim e a festa do padroeiro no mês de janeiro de cada ano.

Política
Atualmente o prefeito de São Gonçalo dos Campos é Antonio Dessa Cardoso.

Filhos ilustres
É a cidade natal de Joaquim Tibúrcio Ferreira Gomes, "…o primeiro ministro nomeado para o Supremo Tribunal de Justiça no regime republicano." (Eusébio de Sousa, Tribunal de Apelação do Ceará, síntese histórica; dados biográficos; 1874 - 1945, 1945).

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo