residencial É criado o Conselho Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo - São Gonçalo Agora

É criado o Conselho Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo

Formação do Conselho Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo dos Campos
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17/07) no salão nobre da Câmara Municipal de Vereadores de São Gonçalo dos Campos, por iniciativa do Ministério Público local, a Audiência Pública sobre a Segurança Pública deste município, onde na oportunidade, também foi criado o Conselho Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo dos Campos.

A maior justificativa para a criação do conselho, é o aumento gradativo da violência e criminalidade no município, além da ausência do Estado em equipar e fornecer a São Gonçalo e demais cidade da Bahia, o efetivo e aparelhamento necessário para as polícias.

A audiência teve início as 9 e 30, e contou com a participação e condução da promotora de justiça dessa comarca, a Drª Laise de Araújo Carneiro. Compuseram mesa, o presidente da Câmara de Vereadores Gilson Cazumbá, a delegada Cristiane Oliveira, o Tenente Devid da PRE (Polícia Rodoviária Estadual), Tenente Geilson (do 57 CIPM), a juíza Cristiane Esperon (Vara Cível de São Gonçalo), Sub Tenente Isnar (Corpo de Bombeiros), Capitão Wilson (57 CIPM), Sr. Sebastião Almeida (Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Ribeirado do Pombal), Derivaldo (Secretário Público da prefeitura de São Gonçalo), Drª Ana Cristina (Promotora de Justiça de São Felix), Tenente Laerte (comandante do BPM de São Gonçalo), Nilson Torres e Rodrigo Gavaza (Comerciante).

Poucas pessoas se fizeram presentes no auditório da Câmara. Além dos poucos que já frequentam as sessões ordinárias na Casa Legislativa, a audiência contou ainda com a presença de alguns comerciantes, que por sinal passaram a fazer parte do Conselho criado.

Dos 13 vereadores da cidade, apenas o vereador Gilson Ferreira Cazumbá, citado a cima, compareceu à audiência. O Vereador Nilsinho entrou em contato com a redação do SGA e informou que se encontrava, no mesmo momento, no Tribunal Regional do Trabalho em Feira de Santana. Veja o atestado.

O prefeito Antonio Dessa Cardoso (Furão), enviou sua justificativa através do secretário Derivaldo, informando que não pode comparecer, pois estaria participando no mesmo momento a uma reunião na Receita Federal, a fim de resolver problemas referentes a parcelamento de INSS do município.

Além da criação do conselho, foram apresentados pela promotora Drª Ana Cristina e o Sr. Sebastião Almeida, os programas de monitoramento com câmeras instaladas em São Felix e Ribeira do Pombal, cidades onde também foram criados o Conselho Municipal de Segurança Pública. Em ambas as cidades, conforme apresentados, o programa tem ajudado muito na diminuição dos índices de violência e criminalidade dos municípios.

Principais objetivos Conselho Municipal de Segurança Pública:
Planejar a ação comunitária de segurança e avaliar seus resultados;

Integrar a população e as polícias, no combate as causas de criminalidade e violência no Município; Desenvolver campanhas educativas, visando orientar à população sobre condições e formas de segurança dentre outros.

Fazem parte do Conselho Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo:

Presidente: Nielson de Souza Torres
Vice-Presidente: Pedro Maciel D’Afonseca
1º Secretário: Rita Maria Barreiros
2º Secretário: André D’Afonseca
Diretor Financeiro: Edivaldo da Silva Daltro
Diretor de Cultura: Jorisvaldo
Diretor de Relações Publicas: Sônia Regina Pedreira Borges
Presidente do Conselho Fiscal: Rodrigo Daltro Gavaza
Suplentes: Manoel Purificação: Guilherme Pedreira D’Afonseca; José Carlos Torres e Antonio Augusto.

A primeira reunião do conselho acontecerá no dia 05 de agosto às 8h. O lugar ainda não foi definido.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo