residencial Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis na Praça da Matriz - São Gonçalo Agora

Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis na Praça da Matriz

Entrada da Igreja Matriz de São Gonçalo (Foto Sandro Araújo)
Sangonçalenses acordaram na madrugada para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi nesta quinta-feira (19/06), feriado.

Tapetes foram confeccionados durante a madrugada  (Foto Sandro Araújo)
A missa de Corpus Christi começou às 7h e foi celebrada pelo pároco Pe. Miguel. Centenas de pessoas lotaram a Igreja Matriz e procissão, que teve inicio às 8h40min. Os tapetes com seus belos desenhos, feitos com sal, fubá, pó de serra, papel picado encantaram os fiéis e pessoas que passavam pela Praça.

Grupos de fiéis organizados pela paróquia chegaram bem cedo para confeccionar os famosos tapetes. Por volta das 3h da manhã já havia integrantes do grupo na Praça da Matriz.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

Procissão de Corpus Christi (Foto Sandro Araújo)
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. Em 2013, o Corpus Christi foi celebrado no dia 30 de Maio.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

São Gonçalo Agora
Informações e Fotos de Sandro Araújo




Compartilhe no Google+

Sandro Araújo