Professor de Inglês representa São Gonçalo nos Estados Unidos

Sandro Araújo | 09:03 | 1 Comentários

Professor de Inglês Edmilson de Oliveira Leal, representando São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira
Nos dias 10, 11 e 12 janeiro de 2014, um grupo de 540 professores brasileiros embarcou para os Estados Unidos, para os cursos do (PDPI) Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês. O programa busca capacitar professores de Língua Inglesa da rede pública de ensino a estreitar as relações bilaterais entre Brasil e EUA, com um curso intensivo de (06) semanas nos Estados Unidos da América. O Professor de Inglês Edmilson de Oliveira Leal, representando São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira na Bahia, também participou do programa nessa edição. O Professor Edmilson de Oliveira Leal fez seus estudos no Estado de Louisiana na cidade de New Orleans, na Universidade de Dillard. Para Edmilson, foi uma experiência fantástica e gratificante, poder utilizar e aprender o idioma Inglês na prática, e poder viver as diferentes situações do quotidiano Americano. “Continuarei trabalhando e estudando para um dia muito próximo poder voltar. Brasil e Estados Unidos estão de parabéns pela iniciativa”. O programa teve como parcerias o Governo Federal Brasileiro e a Embaixada Americana, que forneceu aos candidatos aprovados apoio financeiro para a participação dos professores de Língua Inglesa em uma universidade nos Estados Unidos, oferecendo os seguintes benefícios:

Emissão do visto J-1 pela Embaixada dos EUA no Brasil em Recife, sem ônus para os candidatos aprovados. 

Passagens aéreas nacional e internacional de ida e volta.
Ajuda de custo, no valor de U$ 500,00 (dólares americanos);
Seguro saúde;
Deslocamento, nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto;
Alojamento no campus universitário;
Alimentação;
Taxas Escolares;
Materiais didáticos a serem utilizados nos cursos.

Se Edmilson Leal fosse custear essa experiência, teria que desembolsar cerca de R$ 50.000 (Cinquenta Mil Reais).

Apresentação do Projeto “Jogue Limpo Com o Meio Ambiente”
Um dos trabalhos apresentados pelo professor na cidade de Louisiana foi o projeto “Jogue Limpo com o Meio Ambiente”, também apresentado em sua cidade São Gonçalo dos Campos em 2010.

Na oportunidade todas as escolas do centro da cidade participaram da grande Gincana e juntos com centenas de alunos e professores, obtiveram o satisfatório resultado. Cerca de 1000 kg  (quase 1 tonelada) de lixo reciclável foi retirado das ruas da cidade, além de ensinar aos participantes da gincana a impotência de praticar a responsabilidade social e práticas de sustentabilidade.

Pena que esse trabalho não está tendo continuidade.

Professora Beth Larkin
A professora Beth Larkin demonstrou bastante interesse pelo projeto e no final da apresentação até brincou com o professor, perguntando se ele não tinha interesse em ajudá-la realizando o mesmo trabalho na cidade de New Orleans.

Os professores brasileiros foram aprovados sob o TOEFL-ITP (Test of English as Foreign Language - Institutional Testing Program), teste que mede o nível de Inglês dos candidatos. A realização do TOEFL ITP foi obrigatória para todos os candidatos.

O programa acontece (02) vezes no ano. As provas são realizadas em Fevereiro, com viagem em Junho, e em Agosto com viagem em Janeiro para os Estados Unidos. Os candidatos interessados em participar do programa, devem aguardar a abertura do edital, acessando o site http://www.fulbright.org.br. O site informa que não haverá Edital para o curso em junho de 2014. Nova chamada está prevista para o segundo semestre de 2014 para curso em janeiro de 2015.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
 
Professor Edmilson Leal e parte da turma
Durante a formatura e entrega de diplomas, um belo passeio a bordo de grande navio nas águas do Mississippi
Campus da Universidade  de Dillard
Após visita do WW II, Museu da 2ª Guerra Mundial.

Certificado de Conclusão do Curso

Vale ou não vale a pena todos os esforços com os estudos?

Category :

Um comentário :

  1. Bacana Edmilson (Edd) parabéns pela experiência que você fez. Sem dúvidas vai enriquecer muito seu potencial de educador. Abraços e Deus continue abençoando você.

    ResponderExcluir