Lavagem de São Gonçalo inicia a programação cultura da festa

Sandro Araújo | 13:48 |

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), a lavagem de São Gonçalo do Campos, festa em louvor ao Santo padroeiro da cidade, São Gonçalo de Amarante. Com cerca de quase 5 mil pessoas, as baianas acompanhadas da Lira Sangonçalense desfilaram por diversas ruas da cidade, passaram pela famosa Fonte da Gameleira, encerrando a tradicional lavagem em frente a Igreja Matriz cantando o hino do Senhor do Bonfim.

Uma infeliz curiosidade, foi notar que a maioria dos participantes se quer sabem quem é, ou quem foi São Gonçalo de Amarante. Apesar de "católicos", a falta de educação cristã dos mais novos participantes está transformando a tradicional festa de São Gonçalo de Amante, em apenas uma data para curtir atrás dos blocos e tomar banho de carro pipa.

Gonçalo de Amarante - Padroeiro de São Gonçalo dos Campos

"Gonçalo de Amarante, também conhecido como São Gonçalo de Amarante, eclesiástico português considerado beato pela Igreja Católica, gozando de grande devoção popular (que o considera "santo"). Existem, em sua honra, as Festas de São Gonçalo. A forma correta de o denominar é Beato Gonçalo de Amarante".

Confira as fotos e vídeos da festa











































São Gonçalo Agora/Sandro Araújo

Category :