residencial Comunidade Legal: SMS de São Gonçalo realizará atividades no Urubu - São Gonçalo Agora

Comunidade Legal: SMS de São Gonçalo realizará atividades no Urubu

Tudo começou com uma Tudo começou com uma Audiência Pública realizada pelo Ministério Público na manhã do dia (17/10/13) na localidade do Urubu em São Gonçalo dos Campos. Na oportunidade, de acordo com a promotora Laíse de Araújo Carneiro, disse que a ideia do projeto Comunidade Legal, do Ministério Público, foi convocar as autoridades do município e juntas (Ministério Publico e autoridades) realizar na comunidade escolhida uma Audiência Pública, no intuito de detectar os problemas da localidade e fazer com que esses sejam sanados. Façam valer todos os direitos, todos os serviços públicos, independente da localidade.

A comunidade do Urubu foi escolhida como ponto de partida das audiências, pelas inúmeras denuncias à promotoria com relação à marginalidade, alcoolismo envolvendo menores de idade, drogas e a carência da comunidade devido à ausência dos direitos essenciais do cidadão como: saúde, educação, saneamento e etc.

Segundo a promotora, “é preciso que ações no campo da saúde, educação, esporte, assistência social sejam realizados dentro da comunidade, para que, esses moradores não precisem se deslocar em busca desses serviços. Caso não seja possível a disponibilização desses serviços, o município tem por obrigação conceder meios de acesso, para que esses moradores sejam beneficiados por aquilo que lhes é de direito”. O município tem o prazo de 30 dias para se organizar e viabilizar essas mudanças.

Motivada por essas audiências, a Secretaria Municipal de de Saúde de São Gonçalo dos Campos realizará nos dias 24, 28 e 30 de janeiro atividades referentes ao Projeto Comunidade Legal, voltada aos moradores da Comunidade do Urubu.

Cronograma:

24/01/2014 (Sexta-feira) - Manhã: Consulta Médica e de Enfermagem.

28/01/2014 (Terça-feira) - Manhã: Atividade Educativa com Médica Especialista em Álcool e outras Drogas, Nutricionista e Psicóloga.

30/01/2014 (Quinta-feira) - Tarde: Atividade educativa com Educador Físico.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo