residencial Programa prevê internet gratuita em locais públicos em 262 municípios - São Gonçalo Agora

Programa prevê internet gratuita em locais públicos em 262 municípios

Mais 260 municípios de todas as regiões do Brasil foram selecionados para fazer parte do programa Cidades Digitais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2. A lista dos municípios contemplados foi anunciada em conjunto pelo Ministério das Comunicações e do Planejamento nesta segunda-feira. Os municípios selecionados vão ter pontos de acesso público à internet em praças, rodoviárias, capacitação de servidores públicos no uso específico dos programas e Implantação de aplicativos de gestão para os setor financeiro, tributário, de saúde e educação. De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o programa Cidades Digitais pretende melhorar a gestão pública municipal.

"Vai ter uma fácil da Lei de Acesso à Informação e vai ter pontos de internet que vão ser rede de fibra ótica, vai conectar toda a administração, isso vai melhorar a gestão pública do município, vai permitir governo eletrônico, vai permitir o cumprimento mais selecionados os melhores lugares do município para a população poder acessar"

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, pediu aos prefeitos que executem as obras para a implantação dos serviços do PAC Cidades Digitais o mais rápido possível.

"O que eu peço aos senhores é o maior empenho para que aquilo que foi selecionado seja executado com a maior rapidez possível porque os recursos estão disponíveis para que isso aconteça e os resultados dessas obras possam refletir o mais rapidamente possível na vida dos cidadãos que vivem nas cidades dos senhores"

A nova etapa do Cidades Digitais inclui municípios com até 50 mil habitantes e vai contar com um investimento de 201 milhões e 700 mil reais do PAC 2. Na seleção, foram levados em consideração fatores como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano e o pequeno índice de acesso à banda larga. Para conferir a lista dos municípios contemplados, acesse o site do Programa de Aceleração do Crescimento que é o www.pac.gov.br.

São Gonçalo Agora/Sandro Aaraújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo